Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã

(51) 3712 1588


Notícias

Vale do Taquari vence 1° e 2° lugar no concurso da Cipave nas escolas

10-10-2017

Vale do Taquari - O Vale do Taquari celebra conquista na área de educação a nível estadual. Dois educandários da região, o Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã de Estrela e a Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco de Lajeado, foram classificados com o primeiro e segundo lugar, respectivamente no Concurso "Tamu Junto com a Cipave" do Governo do Estado. As escolas participantes da rede pública estadual produziram um vídeo inspirado no comercial do programa. 

Ontem, o dia começou com surpresa e comemoração para a direção e estudantes do Estrela da Manhã. "O resultado foi emocionante e ficamos muito felizes e emocionados", destaca a diretora Ângela Bittencourt Zimmermann. Mesmo com as dificuldades encontradas, ao longo do planejamento e produção do vídeo, o grupo não desistiu e trouxe o melhor resultado. 

"Tivemos decepções ao longo do percurso, pois tivemos que refazer o vídeo. No entanto, não perdemos a esperança por conta da motivação dos alunos, a força de vontade e novas estratégias." Para Ângela, além do primeiro lugar que traz um orgulho para o instituto, o concurso também trouxe crescimento e evolução para o grupo. Para chegar ao resultado, ela lembra que foram mobilizadas escolas de Estrela, região, familiares de alunos, amigos e comunidade. Pessoas que residem em outras regiões do estado, do Brasil e até no exterior colaboraram com a votação. "Não imaginamos que o concurso tomaria essa dimensão. Foi uma grande surpresa e conquista para nós, pois trabalhamos muito." 

Uma das alunas que auxiliou na produção e organização do material foi a presidente do Grêmio Estudantil, Aline Seck. Aos poucos, as ideias foram tomando forma e o trabalho começou a ser executado. Segundo Aline, o material foi produzido em três dias e contou com a participação da comunidade e profissionais de diferentes áreas. 

"Tivemos muitas ideias que fomos unido ate formar o nosso projeto. Eu não imaginava que iríamos conquistar o primeiro lugar, mas quando as pessoas começaram a compartilhar o link nas redes sociais, comecei a perceber a proporção que o nosso trabalho tomou. É umasensação maravilhosa, incrível e única, porque o Vale do Taquari recebe destaque." 

Já a união dos grupos foi destacada pela presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) do instituto, Rosane Flores. "Superou todas as nossas expectativas e estamos muito felizes por sermos destaque no estado e no Vale. Tivemos muito apoio da direção, pois sem esse suporte não teríamos chegado nesse resultado." 

Para a escola São João Bosco, que conquistou o segundo lugar, o resultado mostra que a Cipave atingiu os seus objetivos dentro da escola. Além disso, a parceria com o Rotary também colaborou para que a equipe fosse vitoriosa.

image (2)"Entramos no projeto, porque a nossa escola é de grande vulnerabilidade social. O que vivenciamos foi incrível, fizemos um vídeo muito bonito, cumprimos todas as regras. Mesmo sem segundo lugar, estamos muito felizes. Não tínhamos condições financeiras, mas o Rotary patrocinou o vídeo. Não tenho palavras para agradecer", afirma a diretora, Loiva Crestani Fauri.

Segundo ela, a implantação do programa na escola e a participação no concurso, foi fundamental para o educandário mudar a sua realidade. A escola passou a ter a cultura da paz como uma das principais bandeiras e metas. "Posso dizer que, este ano, foi um dos melhores para nós. Temos a paz, dentro e fora da escola. Houve uma grande mudança para melhor."

Resultado positivo vem das parcerias

O resultado do concurso foi confirmado, na manhã de ontem (9), pela coordenadora da 3ª Coordenadoria de Educação, Greicy Weschenfelder. De acordo com os dados divulgados, o Instituto obteve com o primeiro lugar no Estado, o total de 267.579 mil votos. A João Bosco atingiu 262.929 mil e a escola Doutor Alfredo D'Amore chegou a 79.581 mil votos no terceiro lugar. Os vencedores foram classificados por meio do voto popular pela internet que terminou na noite de domingo (8).

Segundo Greicy, da região, participaram o total de 34 escolas, sendo que o site registrou mais de 300 mil acessos. No Estado, concorreram 140 vídeos.

Conforme Greicy, o concurso atingiu um resultado satisfatório e teve grande repercussão pelo fato do projeto levar as parcerias para dentro das escolas. "Os vídeos foram muito bons e retrataram a realidade de cada educandário. Ocorreu a mobilização dos alunos e da comunidade. Todos se sentiram pertencentes à rede escolar, de alguma forma. Não somos ilha, pois precisamos do auxílio das parcerias para o trabalho dê certo."

Na opinião da coordenadora, o sucesso do concurso mostra que o trabalho da cultura da paz, proporcionado pela Cipave, teve a sua semente implantada nas salas de aula. Além disso, o resultado também faz com que a Cipave seja uma realidade no Vale de crescimento contínuo.

"Se atingimos esse resultado, na região, é porque as pessoas entenderam o recado da Comissão e o porquê de estarmos aqui. Eu agradeço todos os participantes e aqueles que votaram. Também parabenizo, de forma especial, as escolas vencedoras da região."

Greicy também chama atenção para a premiação dos vencedores. O primeiro lugar, recebe um kit audiovisual, troféu especial, com exibição do vídeo em um Canal Digital Jovem e no intervalo de um programa de televisão. O segundo lugar será agraciado com troféu e também terá o vídeo exibido no Canal Digital Jovem. Os dez mais votados serão postados no site do Governo do Estado. De acordo com ela, a cerimônia de premiação será realizada, em Porto Alegre, no fim do mês.

Fonte: O Informativo do Vale